É um bocado como o Farracho disse.
Vocês estão em competição, têm jogos quase todas as semanas. Para mim, os jogos servem como situação de avaliação do que vão aprendendo, se os exercicios dos treinos foram ou não eficazes ( obvio que só após varias repetições, nunca é de uma semana para a outra) .
É dessa forma que eu encaro o "jogo". Nesse caso, não faz muito sentido fazer jogo nos treinos. ou pelo menos jogo da maneira como estás a dizer.
Seja simples 7x7 no futebol de 7, ou 11x11 no futebol de 11. Sendo que não há condições para se fazer 11x11 nos treinos de infantis de 11. Em primeiro lugar porque não há jogadores suficientes, depois, porque não há espaço e tempo para tal.
Para um jogo de 11x11 ser proveitoso, precisavamos de estar a manha toda a jogar. Parar mil vezes o jogo para explicar apontar o erro, deixar que voces pensem na solução, tentarem aplicar a solução.
Pouco depois parar, para avaliar o que se fez, ver quais seriam as outras opções.
E depois iam perguntar "mas porque é que está sempre a parar o jogo?"
Apesar de eu ser completamente adepto do "aprender a jogar, jogando", nunca é jogo formal, livre. É sempre situações aproximadas de jogo, dentro do contexto do jogo, mas procurando simplificar para que não deixando de ser "futebol com todos os seus elementos" se consiga tentar isolar as variaveis que se quer corrigir.
Há e tal mas os escolas A fazem bastantes vezes jogo contra os escolas B. Pois fazem, mas as condições não são as mesmas. Nem que seja em termos de espaço.
Gostei da pergunta, não se acanhem e façam todas as perguntas que acharem que devem fazer.
Abraço